Certificações


O Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute PMI), é a uma das maiores associações para profissionais de gerenciamento de projetos. é reconhecido mundialmente por disseminar boas práticas na área de gerenciamento de projetos. Auxilia no trabalho para a profissão de aproximadamente 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários em praticamente todos os países do mundo, visando aumentar o sucesso das suas empresas, evoluir em suas carreiras e tornar a profissão mais madura.

Para maiores informações sobre o PMI e o PMI-Brasil acesse: https://www.pmi.org https://brasil.pmi.org

Se você é um membro do PMI e gostaria de entrar em contato com outros profissionais como você, nossos Capítulos são uma excelente oportunidade. Procure o Capítulo mais próximo de você para aprender com colegas, compartilhar conhecimento e aumentar sua rede de contatos. Esta é a parte mais agradável e gratificante de ser um membro.

Eu sou vinculado ao Capítulo Paraná, onde sempre estou em contato com outros profissionais da área e participo dos eventos de gerenciamento de projetos.

Para maiores informações sobre o PMI e o PMI-Brasil acesse: http://www.pmipr.org.br/

O PMBOK é uma Base de Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, do inglês “Project Management Base of Knowledment” (PMBOK®). Contém o conjunto das melhores práticas do mercado para gerenciamento de projetos.

Estas práticas de gerenciamento de projetos constantes neste guia, devem ser utilizadas como uma referência de conhecimento para gestão de projetos, precisa ser adaptada para cada ambiente organizacional. O guia não determina qualquer requisito ou obrigatoriedade, ele apenas documenta e disponibiliza as boas práticas.

Conforme o Guia PMBOK: "Um Project Management Office (PMO) é um corpo ou entidade organizacional à qual são atribuídas várias responsabilidades relacionadas ao gerenciamento centralizado e coordenado dos projetos sob seu domínio. As responsabilidades de um PMO podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento do projeto até ser responsável pelo gerenciamento direto de um projeto".

O PMO é um guardião e concentrador na organização, dos processos, ferramentas, metodologias e informações desenvolvidos, que podem ser coletadas por meio de sistemas de informação. Um sistema de informação, conforme KERZNER, é “um conjunto organizado de pessoas, hardware, software, redes de comunicações e recursos de dados que coleta, transforma, e dissemina informações em uma organização”.

Sistema de Informação para mensuração do valor agregado, que consiste em medir o desempenho e o progresso do projeto, analisando o valor agregado em relação às três curvas de desempenho: Custo Orçado do Trabalho Agendado, Custo Orçado do Trabalho Realizado e Custo Real do Trabalho Realizado. Sistema de Informação para gerenciamento de riscos, que consiste em administrar os dados sobre gerenciamento de riscos referente ao histórico, relatórios, documentação sobre avaliação de riscos quantitativo e qualitativo. Faz a ponte destas informações dos riscos dos projetos ao alto escalão da organização. Sistema de Informação de falhas no desempenho dos projetos. Apura, analisa e administra as informações sobre as causas do insucesso dos projetos, divulgando as possíveis recomendações preventivas para os demais.

Sistema de Informação de lições aprendidas. Registra as lições aprendidas em cada projeto. Essas informações serão relevantes para o aperfeiçoamento de padrões, metodologias, métricas, estimativas e na maturidade na gestão de projetos.

O PMO requer uma ampla visão, conhecimento e ferramentas de apoio que possibilitem o controle adequado do portfólio, programas e seus projetos alinhado com os objetivos estratégicos da organização.

A certificação de Profissional Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos (CAPM)® é uma valiosa certificação para profissionais de projetos. Projetada para aqueles com menos experiência no gerenciamento de projetos, a certificação CAPM® atesta sua compreensão do conhecimento, terminologia e processos fundamentais de um gerenciamento de projetos eficiente segundo o Guia PMBOK®

Se você é novo no gerenciamento de projetos, está trocando de carreira, ou trabalha como especialista em outras equipes de projetos, a certificação CAPM® pode colocar sua carreira no caminho certo ou em um nível mais alto.

O PMI oferece oito certificações que atestam conhecimento e competência, dentre as quais, a de Profissional em Gerenciamento de Projetos (Project Management Professional-PMP®), que conta com mais de 370.000 profissionais certificados em todo mundo. Os salários e oportunidades de carreiras dos profissionais certificados demonstram que os empregadores reconhecem o valor agregado por aqueles que possuem essas certificações.

O Scrum é um processo de desenvolvimento iterativo e incremental e foi criado inicialmente para gerenciamento de projetos de software. É chamado de Gestão Ágil de Projetos, pois diferente do modelo Cascata, que promove apenas uma única entrega no final do projeto, uma das principais características do Scrum é propiciar várias entregas ao cliente durante toda a concepção do software. Com várias entregas tem-se um maior número de comentários do cliente e, consequentemente, aprendizados constantes da equipe de desenvolvimento por meio de pequenos ciclos PDCA.-

É uma forma de conhecer com maior clareza como gerar valor ao cliente, alinhar ainda mais o desenvolvimento de software com a estratégia da empresa, diminuir os desperdícios, etc.

No momento de desmembrar os requisitos em tarefas menores e de fácil execução, o Time Scrum constrói estórias para ilustrar as necessidades do cliente. Isso ajuda a equipe a desenvolver um software mais condizente com aquilo que o cliente realmente precisa. É uma maneira de alinhar o que cliente quer e o que o usuário do sistema precisa para se sentir satisfeito com a experiência.

Se você usa práticas ágeis em seus projetos, ou a sua organização está adotando abordagens ágeis para gerenciamento de projetos, a certificação PMI-ACP® pode ser ótimo para você. A PMI-ACP® reconhece o conhecimento de princípios ágeis, práticas e ferramentas e técnicas através de metodologias ágeis.

O uso de métodos ágeis como uma abordagem para gerenciamento de projetos tem aumentado dramaticamente nos últimos anos. O Gartner prevê que até o final de 2012, os métodos ágeis serão utilizados em 80% de todos os projetos de desenvolvimento de software. Uma pesquisa do PMI mostrou que o uso de práticas ágeis triplicou de Dezembro de 2008 a Maio de 2011. Além disso, a pesquisa demonstra o valor que métodos ágeis podem ter na redução de defeitos do produto, melhorando a produtividade da equipe, melhoria na entrega e aumento do valor comercial. O PMI-ACP® está posicionado para reconhecer e validar o conhecimento desta importante abordagem.