SAIBA COMO DEFINIR E ATINGIR SEUS OBJETIVOS
SAIBA COMO DEFINIR E ATINGIR SEUS OBJETIVOS
Você já se pegou no final do dia perguntando o que exatamente você realizou? Isso acontece com você de forma consistente? Se a resposta for sim, você não está sozinho. Proprietários de pequenas empresas, empreendedores individuais, freelancers e mesmo outros que não trabalham por conta própria lutam com esse sentimento o tempo todo. Pode parecer um feito incrível terminar o dia sabendo que você foi produtivo.
Para a maioria de nós, nunca parece que temos horas suficientes no dia. Mas a realidade é que você tem o tempo de que precisa – está apenas sendo ocupado por tarefas não essenciais que estão sobrecarregando você e atrapalhando o que é importante.
Quando você está girando suas rodas dessa maneira, mesmo seus melhores esforços não o aproximam de seus objetivos. É como se você estivesse correndo em uma esteira: não importa o quanto você se esforce, você nunca vai a lugar nenhum.
Se você trabalha para si mesmo, especialmente não pode se dar ao luxo de desperdiçar minutos preciosos do seu dia.
Em vez de tentar encontrar mais tempo, você precisa gerenciar melhor o tempo que já tem. Começar aos poucos é fundamental para manter o ritmo. Outro fator importante é não deixar sua motivação chegar no limite.
Em alguns artigos anteriores procurei chamar sua atenção para aquelas promessas de fim de ano, mostrando como se conscientizar das suas necessidades e alinhar com os seus objetivos para o ano seguintes. Agora nesta reflexão procuro lhe mostrar o que fazer para estabelecer, planejar e atingir estes objetivos.
1-Definição Clara dos Objetivos
Defina com clareza aquilo que você quer realizar, o porquê quer realizar este objetivo o impacto dele sobre sua vida. É a definição cirúrgica daquilo que escolheu, o que é necessário para se conseguir e como você chega lá.
2-Conhecimento
Para ter clareza daquilo que quer é preciso ter conhecimento. Como criar um plano de ação em detalhes para se obter aquilo que quer. De como chegar aquele objetivo desejado. Estabelecendo metas SMARTs com marcos intermediários que permitam o acompanhamento. Buscar uma consultoria um programa de mentoria. Sem conhecimento você trava, falta detalhes, se perde no caminho e acaba ficando paralisado.
3-Indicadores da Sua Performance (KPI)
Tendo clareza e conhecimento, na medida em que avança seu plano de ação é preciso avaliar sua performance e controlar seu cronograma, avaliar como está em direção ao seu objetivo. Um bom exemplo disso são estes relógios em que você vai fazendo seus exercícios e ele vai registrando suas atividades e te mostrando em relação a sua meta como está seu desenvolvimento. Muito importante para seguir na direção certa, atingir marcos intermediários e consequentemente manter a sua motivação em direção aos seus objetivos.
4-Consistência e Ritmo
Na medida em que avança, confere os números e vê que está seguindo em frente, isto demonstra consistência, outro fator importantíssimo para sua jornada de sucesso para o seu objetivo. Mesmo quando não se atingi algum marco do seu planejamento, mas continua no mesmo ritmo perseguindo os resultados esperados. Esta perseverança na direção certa demonstra consistência e agora você estabeleceu um ritmo.
Na medida em que você tem clareza do que quer, tem conhecimento para saber como buscar este objetivo, quais são seus próximos passos, tem um plano de ação. Você começa a avançar na direção certa, avalia, monitora seu rendimento e sua performance, consegue estabelecer cada vez mais ritmo e consistência na sua busca, certamente você chegará no final da conquista destes seus objetivos esperados.
Você coloca estas atividades em sua agenda, controla e segue em frente, começa a aparecer os primeiros resultados até que chega num primeiro platô e começa a dar uma estagnada. Neste ponto é fundamental dividir com alguém esta sua jornada, seus objetivos, sua vontade de crescer e conseguir estes objetivos. As vezes integrado num grupo com mesmos objetivos ou pessoas também empenhadas em buscar seu próprio crescimento, melhorar sua performance, etc, ajuda a te manter motivado. Estas pessoas também estão buscando algo, estão na mesma pegada, dividem conhecimentos, trazem novos conteúdos, formando uma sinergia positiva que estabelece uma ajuda mútua muito forte.
Nesta jornada existem sistemas que são fundamentais para ajudar você a conseguir seus objetivos, como algumas ferramentas para controle de atividades e definição dos indicadores:
1-Para ajudar no controle das atividades (Planner, Trello, Neotriad, Notion)
2-Para gerenciamento do tempo e elaboração dos cronogramas sou muito fã do MS Project.
3-Para criação dos indicadores, você pode fazer isso com a ajuda do Excel, Google, BI, mas tem uns aplicativos que podem lhe ajudar muito, como CEODECK assim como o Numerics.
Como você vê com planejamento, motivação e conhecimento utilizando as ferramentas certas você se torna imbatível quando assume a direção voltada a seus objetivos e certamente vai fazer a diferença nos seus próximos projetos.
Se você não planejar as coisas para você alguém vai planejar e te impor.
Normalmente estabelecemos muitos projetos em várias áreas da nossa vida e acabamos não fazendo nenhum deles.
Vamos separar em vários pilares que possamos trabalhar em cada um deles o que vai ser feito e depois estabelecemos as prioridades.
Para isto vamos separar em caixas diferentes conforme os seguintes requisitos de cada item abaixo:
- Eliminação
Na primeira caixa vamos tratar tudo aquilo que deve ser eliminado de nossas vidas. Quantas coisas que você está fazendo durante o ano e não deveria estar fazendo. Muitas vezes estamos ajudando algumas pessoas que não deveríamos, fazendo trabalhos que não deveriam, está gastando energia com emoções desnecessariamente, as vezes pode ser até um trabalho legal de voluntariado, mas não poderia estar fazendo agora. As vezes está fazendo algo até prazeroso, mas que não levará a nada. E fica fácil voltar para sua zona de conforto quando está procrastinando. O que você precisa cancelar ou deletar da sua vida para abrir espaço para o que realmente interessa e que pode lhe trazer resultados mais interessantes.
- Redução
Nesta caixa precisamos priorizar aquilo que é mais importante e está mais alinhado com os seus objetivos principais. Definir aquilo em que você está fazendo, que não precisa ou que pode paralisar para abrir mais espaço. Por exemplo as vezes está perdendo muito tempo em redes sociais e deve ser analisado uma forma de reduzir esta perda de tempo. Uma hora a mais que pode aproveitar para realizar seus sonhos, pode fazer muita diferença. Faça uma análise bem crítica e veja o que se pode reduzir para poder ganhar mais tempo para você realizar mais.
- Sustentabilidade
Esta caixa é onde as coisas estão em harmonia com seus objetivos, são coisas que estão funcionando bem. Quando você chega a conclusão que estão ótimas para a sua realidade. Nestes casos não é necessário aumentar nem reduzir, é importante identificar para poder manter.
- Crescimento
São aquelas coisas que está fazendo e necessita para seu crescimento, o que você precisa fazer para melhorar a sua vida. Aqui é importante analisar bem, as vezes você percebe que se aumentar um pouquinho mais algum esforço, pode escalar muito mais os seus resultados. Se eu tenho consciência que preciso melhorar mais minha vida é aqui que tenho que trabalhar mais, mesmo que seja para buscar mais conhecimento. Por exemplo o que você está fazendo aqui, buscando mais conhecimento para aprender a planejar mais, aprender técnicas, usar novas ferramentas, etc. Talvez necessita melhorar sua finanças, melhorar seus investimentos, melhorar suas aplicações. Aqui é onde você deve se dedicar mais.
- Mudança Pessoal
Tem coisas que você precisa fazer em sua vida como mudar o padrão. Fazer diferente. Como alterar o padrão de alimentação, dormir melhor de forma mais sustentável para que reflita em uma vida mais saudável. Precisa romper o padrão que você não gosta em sua vida e que é fundamental para sustentar os demais. Quando a saúde falha não espere que continuará com o mesmo ritmos nos demais. Se você não mudar nada em sua vida não mudará os resultados que está alcançando até agora.
- Fé
Aqui talvez seja um dos mais importantes, porque quando você faz um planejamento ou intenciona fazer muitas coisas, se você não se conectar com algo superior, seja Deus em sua religião católica, eu como católico acredito. ou aquele em que acredita na sua própria religião, elevar seus pensamentos a um ser superior onde possa ir buscar suas energias para realizar tudo aquilo que pretende. Aquele que não percebe ou não tem este equilíbrio, não tem uma religião, pode buscar outra forma de concentração, ou meditação, para recarregar suas energias para enfrentar seus desafios, quem não percebe isso vai acabar ficando pelo meio do caminho e encontrará muito mais dificuldades para realizar seus objetivos.
Comece fazendo uma relação de tudo o que você deseja realizar e o que está fazendo no momento, relacione todos seus projetos. Comece a colocar cada um nas respectivas caixas acima e classificando-os em cada uma das caixas especificadas acima.
Feito isso pelo menos você já sabe por onde pode começar eliminando aquilo que não deve fazer mais.
Na sequência classifique quais são os mais importantes dentro de cada caixa que separou.
Para cada um dos seus projetos inicie definindo metas SMART, para cada projeto. Alguns certamente são mais demorados, mais complexos e necessariamente devem ser subdivididos em marcos intermediários, com suas datas previstas e relacione as ações necessárias para obter estas metas e marcos intermediários.
Estabeleça um cronograma para estes projetos, eu utilizo muito o MS Project para este tipo de atividade, facilita a visualização cronológica destas ações e a interdependência entre elas. É uma excelente ferramenta para monitorar e avaliar o andamento.
Por mais especialista que seja em gerenciamento de projetos e faça um planejamento perfeito, o que faz você realizar seus objetivos não são estas metas, por melhores que sejam sua definição, dentro dos conceitos necessários, etc. O que realmente vai lhe ajudar a conseguir seus objetivos será a criação das tarefas, as pequenas ações coordenadas em cada projeto, que se realizadas dentro do seu planejamento, passo a passo, com motivação para continuar fazendo e realizando. Isso sim fará com que chegue aos seus objetivos finais.
Mais importante do que os marcos intermediários, devemos identificar os principais obstáculos que podem nos impedir a realizar o que pretendemos. Nós seres humanos temos uma tendência a procrastinar sempre que esbarramos nestes obstáculos, demoramos para dar um tratamento adequado a eles, procuramos sempre evitar ou deixar para depois aquilo que incomoda ou pareça mais difícil. Comece por eles, encare estes desafios, se precisar busque mais conhecimento para transpor de forma mais rápida e eficiente. Vai perceber que se sentirá muito mais aliviado e fortalecido quando consegue superá-los. Muitas vezes não conseguimos transpor na primeira vez, patinamos, erramos, voltamos o começamos novamente. Não desista, continue tentando, aprenda com os erros até conseguir ir para a próxima fase.
Não esqueça de comemorar quando você consegue realizar os marcos intermediários, isto lhe dá uma dimensão de que está caminhando na direção certa, renovando e aumentando as energias para lhe motivar ainda mais a seguir em frente rumo ao próximo marco ou mesmo ao seu objetivo final.
Nesta jornada existem sistemas que são fundamentais para ajudar você a conseguir seus objetivos, como algumas ferramentas para controle de atividades e definição dos indicadores:
1-Para ajudar no controle das atividades (Planner, Trello, Neotriad, Notion)
2-Para gerenciamento do tempo e elaboração dos cronogramas sou muito fã do MS Project.
3-Para criação dos indicadores, você pode fazer isso com a ajuda do Excel, Google, Power BI, mas tem uns aplicativos que podem lhe ajudar muito, como CEODECK assim como o Numerics.
4 outras maneiras de se tornar disciplinado
Podem parecer meio subjetivas, mas é muito importante a manutenção da disciplina e constância naquilo que definiu como meta. Existem outras maneiras que podem contribuir para a autodisciplina e o sucesso em todos os aspectos de sua vida. Seja em termos de aptidão física, relacionamento ou ética de trabalho, a autodisciplina é a característica mais importante de que você precisa para ser capaz de realizar o que deseja. Por exemplo, muitas pessoas bem-sucedidas entendem que a disciplina é a porta de entrada para a realização de seus objetivos profissionais ou pessoais. Na verdade, aprenderam a usar a disciplina a seu favor e a ter sucesso. A seguir estão 3 outras maneiras que irão ajuda-lo a ser mais disciplinado.
Estabeleça metas ativas
O estabelecimento de metas ativas é uma habilidade muito importante, se você deseja se tornar disciplinado. Na verdade, o estabelecimento de metas passivas, é quando você apenas estabelece metas em sua mente, sem defini-las adequadamente. Mas as metas ativas têm um significado profundo; você faz planos, encontrando algumas estratégias, para poder concretizá-las o mais rápido possível. Portanto, você precisa definir algumas metas de longo prazo e também monitorar ativamente seu progresso em direção a seus objetivos específicos na vida. Daí a importância de definir metas SMARTs e montar um bom planejamento.
Motivação Instantânea
O que nos motiva? Todos devemos nos fazer esta pergunta, mas muitas vezes não sabemos a resposta. É o que alimenta nossos objetivos, sonhos e ambições, mas pode ser bastante evasivo! Há momentos em que a motivação parece impossível ou fora de alcance. Às vezes a encontramos, mas a perdemos tão repentinamente quanto surgiu. É muito frustrante! A boa notícia é que existem maneiras de nos motivarmos quando mais precisamos, mesmo que sintamos que nada vai funcionar! Ao aprender a encontrar nossa motivação instantânea (e mantê-la), somos capazes de alcançar mais na vida e a atingir a maioria dos nossos objetivos definidos e planejados.
Ignorar a negatividade
Pode haver pessoas ao seu redor que podem exercer um efeito extremamente negativo sobre você. Mas você não precisa deixá-los. Mais especificamente, você não precisa permitir que palavras ou mesmo suas expressões o detenham. Se você não conseguir fazer isso, você sempre pode buscar conselhos de especialistas a fim de aprender como evitar a negatividade. Por exemplo, se as pessoas dizem que o que você deseja realizar não é possível ou até zombam de seus esforços, você deve tentar evitá-las. Por outro lado você precisa usar sua energia e força para tentar interagir com pessoas positivas, principalmente aquelas que agregam valor e estão alinhados aos seus objetivos.
Pratique a Gratidão
Você pode passar muito tempo querendo muitas coisas em sua vida. O hábito da gratidão pode ajudá-lo a deixar de desejar constantemente o que você realmente não tem. É hora de você começar a valorizar o que você tem em sua vida e ser feliz com isso. Ao fazer isso, você começará a ver algumas mudanças notáveis em sua vida. Na verdade, os efeitos da gratidão são de longo alcance. Desde melhorar seu bem-estar emocional, até sua saúde mental e espiritualidade, a gratidão pode lhe oferecer muito. O mais importante é que a gratidão pode ajudá-lo a passar de um estado de carência para um estado de abundância. Por exemplo, quando você vive em um estado de carência, é impossível se concentrar em alcançar seus objetivos e ser disciplinado. Então, você precisa se concentrar nas coisas positivas e tentar alcançar seus objetivos, sem se estressar. Consciente que está no caminho certo.
Com uma abordagem sistemática, você fará tudo o que precisa com tempo de sobra. Não há mais a sensação de que o tempo está passando e você está preso no mesmo nível, sem chegar a lugar nenhum em seu negócio ou na busca de seus objetivos.
Existem muitas técnicas e conhecimento disponível que irão ajudá-lo neste sentido. No meu livro “LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO” abordo estes assuntos, visando não só o seu crescimento profissional, mas o pessoal também com exercícios práticos para várias abordagens do seu cotidiano profissional, social e familiar. Utilizando de mais de 35 anos de experiência profissional com gerenciamento de projetos.
Quer saber mais click no link abaixo:
E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!
Tag:#autodisciplina, #desenvolvimentopessoal, #gerenciadeprojetos, #gerentedeprojeto, #gestão, #gestãodemudança, #gestaodemudanca #mudança, #gestãodeprojetos, #influenciar, #inteligenciaemocional, #kaizen, #leader, #liderança, #mentoria, #modelagem, #motivação, #network, #persistencia #procrastinar, #planejamento, #PMI, #PMP, #produtividade, #qualidadedevida