COMUNICANDO COM MAIS CLAREZA

COMUNICANDO COM MAIS CLAREZA

A comunicação é a base de tudo o que fazemos. Seja no trabalho ou em casa estamos diariamente nos comunicando com outras pessoas, seja online ou presencialmente. O seu relacionamento com as pessoas depende muito de como você se comunica. O seu sucesso na vida depende de como você passa a sua mensagem. Se quiser melhorar sua comunicação e fazê-la com mais clareza, existem algumas “regras” que você pode aplicar a todas as suas comunicações. Vejamos as cinco principais que já podem trazer muitos resultados para você:

1-Qual o Porquê?

Especificamente para trabalho ou comunicação profissional, frequentemente, perdemos muito tempo e energia nos comunicando quando não sabemos realmente o porquê e isso nos conduz a alguns incômodos as vezes. Então, pense sempre no propósito da comunicação que você gostaria de realizar.

Isso também pode ser aplicado à sua vida pessoal, até mesmo um bate-papo ocioso pode ter algum tipo de propósito, seja criar laços ou conhecer alguém.

Quando outras pessoas iniciarem uma conversa, considere o porquê ela está acontecendo. Se você não consegue entender por que, tente guiar gentilmente o diálogo para determinar o porquê. O objetivo disso é focar e entender o porquê evitando ruídos e problemas colaterais que podem prejudicar a maneira como nos relacionamos.

2-Comunicação Pessoal

Você já brigou com alguém por mensagem de texto? Ou assistiu a uma luta se desenrolar nas redes sociais porque alguém percebeu o tom errado da outra pessoa? Se você está lidando com um problema altamente emocional, deve ser abordado pessoalmente. Se for impossível fazer isso pessoalmente, pelo menos faça-o por vídeo-chamada. Isso vale para emoções positivas e negativas.

Se você está dando boas notícias e quer que todos sejam sugados por sua energia positiva. Ou então no que diz respeito às más notícias ou conversas negativas, elas serão melhor recebidas se você fizer o trabalho pessoalmente, evitando aumentar ou propagar sentimentos ruins ou indesejados.

3-Fatos por e-mail

As pessoas geralmente perdem a concentração quando recebem fatos e números verbalmente. Se você estiver lidando com um problema de finanças, estatísticas ou outro, opte por enviar essas informações por e-mail, você oficializa e mantem o registro para que a outra pessoa possa facilmente consultar os números quando necessário.

4-Escute mais, fale menos

Isso se aplica à comunicação pessoal. Pare de gastar tanto tempo falando e comece a ouvir. A menos que tenha vindo à mesa para iniciar uma conversa, dê aos outros o respeito que eles merecem quando estão tentando comunicar suas ideias ou sentimentos. Não domine as conversas com sua boca-motora. Lembre-se que devemos ser eternos aprendizes, onde o ouvido atento recebe o som da língua instrutiva.

5-Simplicidade

Vivemos em uma sociedade de sobrecarga de informação, então simplifique suas mensagens. Use seu poder de síntese e transforme aquelas cinco frases, que provavelmente pode ser reduzida a uma. Um exemplo típico é muito usado no marketing digital: O infográfico reduz todo o tema em tópicos resumidos acrescentando imagens que ajudam na compreensão e memorização da mensagem.

 

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