RESOLUÇÕES DE ANO NOVO FÁCEIS DE SE MANTER

O ano começa depois do carnaval

Nas últimas semanas do ano muitas pessoas pensam em comida, reuniões familiares e novos começos. É por isso que tantas pessoas tomam resoluções de ano novo. É um novo começo, certo?

A resolução de ano novo é uma tradição, na qual uma pessoa decide continuar com boas práticas, mudar uma característica ou comportamento indesejado, atingir um objetivo pessoal, fazer um curso/treinamento em busca de novos conhecimentos, praticar mais exercícios físicos ou simplesmente melhorar sua qualidade de vida.

Infelizmente, para a maioria das pessoas, a decisão de manter essas resoluções geralmente desaparece após algumas semanas. De acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Psychology, ( https://www.goskills.com/Soft-Skills/Resources/Top-10-new-years-resolutions )

apenas 46% das pessoas que fizeram as resoluções de ano novo foram bem-sucedidas.

Por aqui a maioria dos brasileiros adotam algumas resoluções para o ano novo vindouro, porem a maioria simplesmente não cumpre. Uma pequena minoria deste contingente cumpre estas resoluções até o final do ano correspondente mas somente iniciam depois do carnaval, como se o ano iniciasse aí.

Embora este ano não tivemos carnaval, antes que você caia naquela maioria, quero ressaltar uma boa notícia. Se você entender por que as pessoas acham difícil cumprir essas resoluções, você saberá o que funciona e o que não funciona para você.

 

Por que é difícil manter as Resoluções de Ano Novo?

  • Efeito de descontinuidade.

De acordo com pesquisa do professor de psicologia social da Universidade de Bath, Bas Verplanken, “hábitos podem ser mudados quando você muda os fatores em torno do hábito”, como localização ou contexto. Eles chamam isso de “efeito de descontinuidade”. A véspera de Ano Novo não é uma mudança real nas circunstâncias, o que significa que não é motivação suficiente para mudar qualquer hábito.

 

  • Distração criada por recompensas passadas.

Pesquisas feitas por neurocientistas da Universidade Johns Hopkins mostram que nossos cérebros obtêm uma onda de dopamina apenas por ver coisas associadas a recompensas passadas. Em outras palavras, seu cérebro está programado para prestar mais atenção às coisas que lhe deram prazer no passado, na esperança de obter esse mesmo prazer novamente. É por isso que você pode achar difícil parar de pensar em pizza enquanto tenta comer vegetais cozidos no vapor.

 

  • Resoluções vagas ou irrealistas.

Vamos enfrentá-lo, quanto mais fáceis forem suas resoluções, maior será a probabilidade de você mantê-las por um ano inteiro. Por exemplo, se você odeia correr, não tome a decisão de sair para correr todos os dias só porque você acha que é saudável.

10 Resoluções de Ano Novo Fáceis de Manter

Felizmente, fazer Resoluções de Ano Novo simples é mais fácil do que você pensa. Se você precisar de inspiração, veja estas 10 soluções fáceis e saudáveis ​​para transformar 2022 num ano mais saudável e aproveitar que já passamos o carnaval para iniciar com o pé direito.

  1. Beba mais água

Beber bastante água mantém seu sistema digestivo e pele saudáveis. No entanto, quanta água você deve beber? Depende do clima em que você vive, seu sexo, atividade física e outras condições relacionadas à saúde. De acordo com a Clínica Mayo, as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina sugerem 3,7 litros de líquido por dia para homens e 2,7 litros por dia para mulheres. No entanto, lembre-se de que 20% de sua ingestão de líquidos vem de alimentos.

Se você acha difícil lembrar de beber mais água, defina um alarme no seu telefone para lembrá-lo de tomar um gole de água a cada duas horas. Alternativamente, você pode providenciar uma garrafa térmica e deixa na sua mesa a disposição.

Embora a opção saudável seja beber água pura, você pode aumentar a ingestão de líquidos bebendo chá ou água com infusão.

  1. Melhore seus hábitos alimentares

Esta é uma resolução bastante fácil, desde que você defina o que comer melhor significa para você. Para fazer isso, mantenha um diário alimentar por algumas semanas e preste atenção a quaisquer padrões em seus hábitos alimentares. Por exemplo, você pode notar que come alimentos saudáveis ​​durante o dia, mas se delicia na hora do jantar, ou que prefere comida para viagem a refeições caseiras nos fins de semana.

Uma alimentação boa e saudável é variada e equilibrada e a melhor forma de o conseguir é cozinhar mais refeições em casa. Comece com refeições fáceis, como o café da manhã. Em vez de pegar fora, cozinhar suas próprias refeições lhe dá mais controle sobre o que você come e ajuda você a desfrutar mais da comida.

  1. Treino de 10 minutos por dia

A melhor maneira de manter essa resolução é encontrando um exercício que você goste. Afinal, atividade física não é apenas ir à academia. Muitas pessoas pensam que para que os treinos sejam eficazes, você precisa se exercitar por uma hora ou mais por dia. Facilite e comece aos poucos, comprometa-se com 10 minutos por dia, mesmo que seja apenas uma caminhada ao redor do quarteirão e aumente a partir daí.

Você pode começar a dançar, girar, correr, fazer ioga, escalar, dançar com vara ou até mesmo passear com o cachorro no quarteirão. Se você gosta do treino, é mais provável que se comprometa o ano todo.

Lembre-se de começar devagar, especialmente se estiver começando do zero. Construir sua força e resistência progressivamente o ajudará a prevenir lesões e tornará a experiência mais agradável. Treinar demais, ficar exausto ou escolher exercícios avançados só vai fazer você se sentir frustrado, o que, por sua vez, aumentará a probabilidade de você desistir.

Procure tornar a experiência de treino divertida. Inscreva-se em uma nova aula, compre roupas de ginástica que você goste ou peça a um amigo para se juntar a você.

A descoberta de pedalar como esporte e uma forma de se exercitar sem muito efeito colateral, principalmente quando a idade avança e tem se mostrado muito eficaz para mim. Adorava jogar futebol, mas vivia frequentando a clínica de um casal muito amigo nosso. Ele é Ortopedista e ela fisioterapeuta. Por isso a bicicleta veio para ficar na minha vida. Trabalha muito bem a questão muscular e o aeróbico. Quem sabe pode ser uma opção viável para você também.

  1. Aprenda algo novo

Saúde não é apenas comer vegetais suficientes e malhar. Como seres humanos, sentimos a necessidade de ser criativos e de nos melhorarmos.

Aprender uma nova habilidade mantém seu cérebro afiado e saudável. Além disso, hoje em dia aprender coisas novas é mais fácil do que nunca. Sites como Coursera, Khan Academy e Udemy têm uma grande variedade de cursos gratuitos e de baixo custo ministrados por professores de universidades renomadas e os melhores profissionais em suas áreas.

O aprendizado de idiomas também é mais fácil com a tecnologia. O Duolingo oferece cursos de idiomas gratuitos e o YouTube também oferece recursos gratuitos de aprendizagem de idiomas.

Use o Ano Novo como motivação para dar ao seu cérebro um merecido exercício, aprendendo uma nova habilidade.

  1. Reconecte-se com amigos e família

Sua saúde emocional deve ser tão importante quanto sua saúde física. Então, em 2022, faça de suas amizades e relacionamentos pessoais uma prioridade.

Às vezes, o estresse do dia a dia nos faz esquecer a importância dos relacionamentos pessoais em nossas vidas. Como criaturas sociais, é muito importante que os seres humanos tenham uma rede social forte que ofereça apoio e conforto em tempos difíceis.

Um estudo de 2010 confirma esses resultados. Apesar dos possíveis efeitos negativos de alguns relacionamentos, os benefícios superam em muito os riscos. A revisão da literatura no mesmo estudo encontrou resultados positivos consistentes de relações sociais fortes. Por exemplo, adultos com doença arterial coronariana tinham risco 2,4 vezes maior de morte cardíaca se estivessem socialmente isolados. A baixa qualidade das relações sociais também está ligada a outras doenças cardíacas, câncer e cicatrização ainda mais lenta.

  1. Reduzir as calorias

Perder peso é uma resolução comum de ano novo, mas para isso, você precisa de várias coisas – comer alimentos saudáveis, malhar, dormir mais, reduzir seus níveis de estresse e muito mais.

Mas perder peso é apenas o resultado do uso de mais calorias do que você consome. Portanto, você pode querer ser um pouco mais específico sobre sua resolução e se concentrar em

Novamente, um diário alimentar ou um aplicativo de controle alimentar o ajudará a determinar se você precisa reduzir a ingestão de calorias. Se for esse o caso. Felizmente, existem coisas simples que você pode fazer para reduzir a ingestão de calorias sem passar fome ou se limitar demais.

  • Esqueça as bebidas açucaradas. Uma bebida doce e refrescante pode ficar bem com o seu almoço, mas está adicionando calorias com muito pouco valor nutricional. Por exemplo, uma garrafa de 500 ml de Coca-Cola tem quase 200 calorias. Em vez disso, vá buscar água pura.
  • Troque os ingredientes. Você gosta de um pouco de leite no seu café? Opte por um leite com baixo teor de gordura ou mesmo um leite não lácteo, ou escolha acompanhamentos mais saudáveis, como salada em vez de batata frita, para obter mais nutrição com menos calorias.
  • Use pratos menores. Um estudo de 2013 (Tamanho da porção menor: normas de consumo induzido pelo tamanho do prato e soluções ganha-ganha para reduzir a ingestão e o desperdício de alimentos, Wansink B), apóia a importância do aspecto visual dos alimentos e que o tamanho dos pratos “ fornece uma âncora visual de um nível de preenchimento apropriado, que por sua vez, serve como uma norma de consumo”. Consequentemente, usar pratos menores pode ajudá-lo a se sentir satisfeito com porções menores e também reduzir o desperdício de comida.
  1. Coma menos açúcar

Você provavelmente sabe que o açúcar faz mal. Afeta os dentes e o coloca em risco de obesidade e de todos os problemas de saúde que acarreta, como diabetes tipo II e doenças cardíacas.

No entanto, quando os médicos falam sobre reduzir o açúcar, eles se referem principalmente ao açúcar adicionado, não aos açúcares que ocorrem naturalmente em alimentos como frutas (frutose) e laticínios (lactose). Açúcares adicionados são aqueles que você coloca em seus alimentos ou bebidas para melhorar o sabor, como açúcar branco e mascavo, mel e xarope de milho com alto teor de frutose.

Mas quanto açúcar você deve comer para se manter saudável?

Em uma declaração de 2009, a American Heart Association recomenda os seguintes limites diários de ingestão de açúcar adicionado:

  • Para homens: 150 calorias de açúcar ( 36 gramas)
  • Para mulheres: 100 calorias de açúcar ( 25 gramas)

Agora que você sabe quanto açúcar adicionado deve consumir, vamos dar uma olhada em algumas ideias para manter esses números dentro de suas faixas saudáveis.

  • Encontre açúcares ocultos. Muitos alimentos processados ​​contêm açúcar, embora possam não ter essa aparência. Por exemplo, a maioria dos molhos de tomate comerciais tem adição de açúcares para estabilizar o sabor ácido do tomate. Certifique-se de ler os rótulos e procurar açúcares adicionados.
  • Escolha lanches mais saudáveis. Muffins são deliciosos, mas você pode satisfazer quem gosta de doces com açúcares naturais das frutas. Seu alto teor de fibra ajuda a fazer você se sentir satisfeito mais rápido.
  1. Coma atentamente

Na era da multitarefa, da agitação lateral e das horas de pico, é difícil sentar-se apenas para comer. Não verificar seu e-mail, assistir a um programa de TV ou dirigir. No entanto, fazer o esforço para sentar-se e focar exclusivamente na comida ajuda você a apreciá-la mais e comer menos.

Um estudo piloto de 2010 sugere que usar a atenção plena ao comer ajuda a perder peso, ajudando a controlar a compulsão alimentar e a ingestão emocional.

Quando você come distraidamente, leva mais tempo para perceber quando está começando a se sentir satisfeito. Você também come mais rápido e tem mais probabilidade de comer alimentos menos saudáveis, como lanches ou fast food.

Você pode controlar hábitos alimentares pouco saudáveis ​​prestando mais atenção às suas refeições, como:

  • Coma devagar e sem distrações. Coma sua comida longe das telas, de preferência sentado em um local silencioso.
  • Observe qualquer sensação de saciedade ao comer. Pare de comer quando começar a se sentir satisfeito. Você não tem que comer tudo no seu prato.
  • Aprenda a diferenciar entre fome e sede. Às vezes, você pode sentir vontade de fazer um lanche quando está realmente com sede. Se você estiver com vontade de fazer um lanche depois do almoço, beba um copo cheio de água primeiro. Espere cerca de 20 minutos e pergunte-se se ainda está com fome.
  • Envolva todos os seus sentidos. Observe a aparência dos alimentos, suas texturas, cheiros e sabores.
  1. Reduzir o tempo nas mídias sociais

Os pesquisadores estão apenas começando a entender os efeitos das mídias sociais com o uso prolongado e os resultados até agora não são otimistas – para alguns usuários, o uso problemático das mídias sociais funciona como o vício em drogas no cérebro, o que afeta negativamente o desempenho escolar e profissional e a vida real nas relações pessoais.

Mas, para muitas pessoas, cortar a conexão com a mídia social simplesmente não é possível. Desde manter contato com amigos e familiares até redes de negócios, a mídia social é uma ferramenta que muitas pessoas não podem dispensar em suas vidas pessoais e profissionais.

 

Então o que fazer?

  1. Limite o tempo que você gasta nas redes sociais. Se já tentou e tem dificuldade, já existem aplicativos para limitar o tempo que você passa no Facebook.
  2. Livre-se de algumas contas. Se você tiver muitas contas, mantenha apenas uma ou duas.
  3. Dê a si mesmo um dia grátis nas redes sociais. Escolha um dia da semana para ficar sem mídia social.

Procure ficar mais tempo ao ar livre, cultive seus relacionamentos pessoais face a face e faça mais atividades que aumentem seu bem-estar.

  1. Marque consultas regulares com o seu médico

Para algumas pessoas, ir ao médico é um incômodo. Ele abre a possibilidade de algo dar errado com seu corpo, o que muitas pessoas preferem não pensar. Além disso, os indivíduos saudáveis ​​estão encontrando menos motivos para consultar o médico.

No entanto, ainda há motivos para agendar esse check-up anual com seu médico, não importa o quão saudável você seja. Esta periodicidade deve ser reduzida na medida em que sua idade avança.

Desnecessário dizer que um check-up anual pode ajudar seu médico a descobrir quaisquer problemas de saúde antes que se tornem problemas. Detecções precoces de câncer ou doenças crônicas como diabetes tipo 2 podem aumentar muito suas chances de recuperação ou melhor controle da doença.

No entanto, consultar o seu médico de cuidados primários também pode ajudá-lo a se familiarizar com as suas necessidades e oferecer-lhe um atendimento mais personalizado.

Conclusão Final

Há muito que você pode fazer para melhorar seu bem-estar e ter uma vida saudável. Faça escolhas corretas nas suas resoluções de ano novo, que sejam fáceis e saudáveis. Certamente você vai melhorar muito sua saúde no ano que vem e reforçar sua necessidade para o próximo ano e não esperar até o carnaval para recomeçar após as festividades de final do ano.

No meu livro “LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO” abordo estes e outros assuntos sobre vida saudável, visando não só o seu crescimento profissional, mas o pessoal também com exercícios práticos para várias abordagens do seu cotidiano profissional, social e familiar. Utilizando de mais de 35 anos de experiência profissional com gerenciamento de projetos.

Quer saber mais click no link abaixo:

https://linktr.ee/vchanq

E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *