FAÇA UM BALANÇO GERAL E COMECE O ANO COM O PÉ DIREITO
FAÇA UM BALANÇO GERAL E COMECE O ANO COM O PÉ DIREITO
Sempre nos cobramos quando seria melhor avaliar a nossa posição atual. Muitas vezes é doloroso olhar para trás para ver nossos erros e deficiências, no entanto, é a melhor maneira de determinar o que precisamos fazer para promover mudanças significativas em nossas vidas. Antes de se preparar para começar o novo ano com muitas novas resoluções e metas, reserve um tempo para reavaliar sua vida nessas diferentes áreas.
Obrigações – você já desejou ter mais tempo para o que era genuinamente importante para você? Agora é a hora de fazer essa mudança. E o primeiro passo é olhar para todas as coisas que você fez que não parecem mais importantes. Considere as obrigações de cada comitê, patrocínio, parentes e amigos que não parecem mais divertidos. Se eles se sentem um fardo, é hora de descarregá-los. Isso pode parecer um desafio. Afinal, ninguém quer decepcionar os outros. Mas esta é a sua vida e é hora de escolher e colocar você em primeiro lugar, em vez dos desejos dos outros.
Finanças — Se você gostaria de ter mais dinheiro, mas não pode ou não quer trabalhar mais para obtê-lo, dê uma olhada cuidadosa em suas finanças. Muitas vezes, pequenos desejos se transformam em necessidades. Leia os extratos bancários do ano passado e anote todos os pagamentos recorrentes. Você pode estremecer ao ver quanto gastou em coisas desnecessárias ao longo do ano. Não há problema em oferecer guloseimas ocasionais para você e sua família. Mas se a “terapia de compras” se tornou um fardo, agora é a hora de consertá-lo. Faça uma lista de todas as maneiras pelas quais você poderia cortar os excessos, sem se sentir privado. Por exemplo, você poderia comer fora duas noites por semana em vez de quatro? É essencial que você compre roupas todos os meses? Quanto você poderia economizar se levasse o almoço para o trabalho três dias por semana? Você acha divertido ter milhões de canais de TV? Estou citando aqui apenas algumas maneiras de cortar despesas, de enxugar seu orçamento, para que possa economizar para coisas que são mais importantes para você.
Sonhos e Metas – Muitas pessoas não têm tempo ou dinheiro suficientes trabalhando na posição atual, como a razão pela qual permanecem em empregos sem futuro, não perseguem suas paixões ou fazem mudanças reais em suas vidas. Se você por alguma razão se vê ou se encaixa nesta situação, siga nosso conselho e reavalie suas obrigações e finanças, essas desculpas não deveriam mais impedi-lo ou te manter inerte à sua capacidade de mudança.
Embora a maior parte do mundo veja o ano novo como um momento para fazer grandes mudanças em suas vidas, são as escolhas diárias que levam a mudanças duradouras. É por isso que para a grande maioria as resoluções de ano novo são tão ineficazes. Este ano, você pode começar e terminar bem, fazendo escolhas melhores a cada dia. Para isso eu gostaria de destacar aqui algumas dicas e reflexões, que podem lhe ajudar muito e garantir que este seja o seu melhor ano.
- Dividir em Pequenas Ações – se você deseja economizar para uma casa de sonho, começar um negócio ou ficar mais saudável, você precisa reconhecer que vai levar tempo. Nosso desejo de gratificação instantânea pode nos levar a desistir antes mesmo de realmente começarmos a buscar nossos objetivos. Escolha a grande coisa que você deseja ter até o final do ano e, em seguida, divida as etapas que você precisará realizar para que isso aconteça. Em seguida, divida-os ainda mais. Crie pequenas tarefas que você possa concluir diariamente em apenas 10-30 minutos. Isso não só ajudará você a ver a meta como uma jornada (para não desistir tão cedo), mas também tornará a meta mais fácil de enfrentar.
- Controle o seu tempo – estamos todos ocupados. Mas muitas pessoas usam a ocupação como desculpa para manter o status quo, mesmo quando dizem que querem mudar. Uma maneira simples de localizar o “tempo perdido” em sua programação é rastreá-lo. Por pelo menos três dias, controle o que você faz o dia todo. Você pode usar um aplicativo, planilha ou um bloco de notas simples para manter o controle. Você logo começará a notar que passa mais tempo assistindo TV, jogando e verificando redes sociais do que você poderia imaginar. Assim que estiver ciente desse tempo perdido, escolha você. Use esse tempo para pesquisar programas de carreira, desfrutar de um hobby ou passar mais tempo com a família. Seja qual for o seu objetivo neste ano, optar por gastar seu tempo trabalhando nisso todos os dias garantirá que você termine o ano onde deseja.
- Reformule sua vida – A maioria de nós caminha pela vida como um sonâmbulo com mais frequência do que gostaria de admitir. Se você deseja ter uma vida mais feliz e gratificante, faça um balanço do que o faz feliz. O que te traz alegria e te faz sentir vivo? Agora, redesenhe sua vida para ter certeza de que essas coisas fazem parte dela. Reveja sua lista de controle de tempo. Quais obrigações e expectativas você pode modificar ou excluir inteiramente, para viver uma vida cheia de alegria e propósito. Tome uma decisão consciente de escolher viver a vida ao máximo todos os dias.
Então, faça um balanço para iniciar este ano com o pé direito, pergunte a si mesmo o que você realmente quer? Você precisa voltar a estudar e começar uma nova carreira? Transforme sua atividade secundária ou hobby em um negócio? Comprar e cozinhar alimentos caseiros inteiros que ajudem a sua saúde e bem-estar? Começar a fazer um exercício regular? Ao escolher fazer essas mudanças em sua vida, você abre um mundo totalmente novo para si mesmo. Que tal começar hoje mesmo? Não espere que os outros te motive. Só depende de você!
Este e outros temas de Liderança e Inteligência Emocional eu abordo no meu livro “LIDERANÇA E INTELIGENCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO”.
Quer saber mais click no link abaixo:
E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!
Tag:#autodisciplina, #gerenciadeprojetos, #gerentedeprojeto, #gestão, #gestãodemudança, #gestaodemudanca #mudança, #gestãodeprojetos, #influenciar, #inteligenciaemocional, #kaizen, #leader, #liderança, #mentoria, #modelagem, #motivação, #network, #persistencia #procrastinar, #planejamento, #PMI, #PMP, #produtividade, #qualidadedevida