Aceite as Imperfeições e Viva Melhor

Aceite as Imperfeições e Viva Melhor

Neste mundo moderno hipercompetitivo, é muito fácil cair nos maus hábitos de julgar a si mesmo e aos outros com muita severidade. Antes que você perceba, você define permanentemente o seu monólogo interior para a negatividade. Você se sente insatisfeito e mal-humorado com tudo e todos. E isso não é maneira de viver sua melhor vida!

Aqui estão algumas das principais estratégias para ajudá-lo a aprender abraçar e aceitar as imperfeições em você e nas outras pessoas e deixar para trás essa mentalidade negativa, trazendo para si e os mais próximos uma vida mais saudável e melhor.

  1. Esteja consciente de seus pensamentos

Se um ponto de vista negativo se tornou sua configuração padrão, você provavelmente nem percebe quando está fazendo isso. Reserve um minuto para sintonizar sua conversa interna por um momento. Preste atenção às palavras que você está usando e corrija o curso para uma linguagem mais positiva.

  1. Mude para positivo

Mude conscientemente o seu monólogo interior para se concentrar nos aspectos positivos. Em vez de se concentrar nas diferenças e vê-las como falhas, opte por ver o que há de bom na outra pessoa. Se o que você quer é criticar o peso ou o cabelo deles, ou a maneira como falam, redefina sua visão sobre eles encontrando algo para admirar.

  1. Volte a sintonizar uma visão colorida do mundo

É fácil adquirir o hábito de ver as coisas como certas ou erradas. Claro, a escolha de outra pessoa pode não ser sua, talvez você não goste de brócolis ou gostaria de trabalhar para uma multinacional ou passar férias na Antártica. Mas isso não significa que essas outras escolhas estejam erradas; elas são apenas diferentes.

Ver as coisas em preto e branco é muito limitante. Abra um pouco e reajuste sua visão de mundo, para que você veja todas as cores como igualmente válidas.

  1. Fique no presente

Algumas pessoas mantêm uma história mundial de erros e imperfeições que remontam ao passado. Elas agem quase como policiais perfeitos, esperando para aumentar sua lista de transgressões. Ou se preocupam com erros futuros e como evitá-los. Não seja essa pessoa! Você pode optar por manter o foco no aqui e agora e aproveitar o que está acontecendo em sua vida.

  1. Vire ao contrário

Se você perceber que está voltando aos seus hábitos anteriores de julgar outras pessoas, vire-se e pergunte-se: como se sentiria se alguém estivesse julgando você? Lembra daquele velho ditado sobre as pessoas em casas com telhado de vidro não devem atirar pedras? É bom lembrar quando você se sente tentado a vigiar a aparência ou ações de alguém. Dê uma folga às pessoas e é mais provável que elas sejam mais fáceis e amigáveis com você.

Você pode optar por sair desta corrida competitiva a qualquer momento.

Experimente, ignore as imperfeições e aproveite melhor a vida.

Se você tem algum contato com as redes sociais, já deve ter notado como todos estão se esforçando para ser perfeitos. De repente, você não pode postar uma selfie sem pelo menos um filtro ou sair para jantar sem mostrar seu prato de comida selecionado. Até o seu cão tem que estar perfeito.

E se você decidisse dar um passo para longe de toda a competição, de toda aquela clama por “Likes” e “Coraçõeszinhos”? E se você escolhesse apenas aproveitar a vida sem a obrigação de compartilhá-la e ser aprovada pelo mundo? Veja como você pode recuperar sua vida e ser mais feliz.

  1. Pare de julgar

Você pode decidir agora mesmo parar de analisar outras pessoas, procurando o que há de errado com seu rosto, seu corpo ou suas escolhas de vida. Refocalize sua atitude, para que você pare de ver a diferença como uma falha, mas apenas como algo que torna essa pessoa única.

Apenas deixe de criticar os outros e você notará um efeito de fluxo contínuo em como você se vê.

  1. Aceite sua imperfeição

Querer ser a melhor versão de você não é o mesmo que ser perfeccionista. Um perfeccionista nunca está feliz com quem ele é, sua aparência ou como está indo. Ser o seu melhor significa que você trabalha duro, tenta e não desiste. Mas isso não significa que você se culpa quando as coisas não são perfeitas e você não leva o fracasso para o lado pessoal. E sim como mais uma tentativa, experiência e aprendizado.

  1. Relaxe e aproveite o processo

Os perfeccionistas tendem a tropeçar em cada pequeno detalhe e permitir que as imperfeições estraguem suas vidas. Quando você adota a imperfeição como uma parte natural da vida, você fica livre para aproveitar o passeio.

Obstáculos tornam-se desafios que tornam a vida mais agradável. Você pode diminuir o ritmo e perceber todas as coisas boas que existem em sua vida.

  1. Adote a imperfeição como um modo de vida

Depois de fazer as pazes com a imperfeição, você pode ser muito mais objetivo em relação à vida. Suas perspectivas mudam, e o que antes parecia extremamente importante, de repente não importa tanto. Todas as experiências se tornam apenas mais um aspecto de uma vida vivida ricamente, que constrói a pessoa que você está continuamente se tornando.

Mas como evitar as imperfeições? Há mais pressão do que nunca para acertar as coisas em todas as partes da sua vida, para ser perfeito. Softwares, aplicativos, treinamentos e conselhos sobre como ser o melhor o tempo todo nos cercam. Mas isso é uma grande ilusão. Ninguém pode ser perfeito; simplesmente porque é humanamente impossível.

É ótimo definir onde queremos chegar, ir atrás de desafios e se esforçar. Mas você não pode esperar vencer em tudo o tempo todo. Sente-se por um minuto e considere os benefícios de aceitar a imperfeição.

  1. Você será mais feliz

Os perfeccionistas carregam MUITA bagagem emocional por tentarem parecer que todo o seu mundo é 110% maravilhoso o tempo todo. Eles correm um risco maior de depressão e ansiedade, e dificilmente se contentam com o que têm.

Abrace e aceite as partes confusas e imperfeitas de sua vida e de você mesmo, você será mais feliz e bem menos estressado.

  1. O fracasso é apenas uma lição aprendida

Aceitar a imperfeição é considerar que o fracasso se reduz a ser apenas mais um aspecto de crescimento da vida. Uma nova experiência e aprendizado. Os perfeccionistas tendem a levar o fracasso para o lado pessoal, transformando-as numa catástrofe, algo que define seu senso de identidade. Mas se você aceita que cometer erros é humano significa que vê o fracasso como uma oportunidade de aprender, fazer as mudanças necessárias e seguir em frente com mais uma experiência na bagagem.

  1. Aceitar a imperfeição torna você uma pessoa mais agradável

Quando você se sente confortável com a imperfeição, não será tão rápido em criticar e julgar os outros. E isso fará de você um amigo, colega, confidente e membro da família muito mais agradável. Você terá menos probabilidade de romper o fusível em coisas triviais, vai dar mais folga às pessoas, se torna mais atraente e acessível aos demais, seus relacionamentos serão mais calmos e recompensadores.

  1. Sua auto-estima vai crescer

Pessoas que aceitam suas falhas e peculiaridades, têm menos probabilidade de serem duras consigo mesmas quando cometem um erro. Os perfeccionistas costumam ser seus próprios críticos mais severos; sua auto-estima se torna frágil e facilmente destruída. O reconhecimento de sua fragilidade, como ser humano que é, significa que você tem menos probabilidade de se sentir culpado ou envergonhado quando comete um erro ou não atinge seus objetivos exatamente como gostaria.

  1. Você inspirará outros

A imperfeição é a tônica do ser humano. É como aprendemos, progredimos e nos conecta. Tudo bem, é aceitar com elegância os altos e baixos da vida. Isso fará de você alguém que as pessoas admiram. Seus filhos verão que você os valoriza mais do que aquele vaso que quebrou. É mais importante passar um tempo com eles, do que cobrar se eles fizeram suas tarefas da forma correta ou sem nenhum erro.

Concluindo, a imperfeição deixa de ser algo a ser evitado a todo custo. Pense nisso assim: perfeição implica viver em alerta, algo que você alcança e tem que cuidar muito para não perder. É frágil e vulnerável pela nossa característica humana. Isso põe fim ao crescimento. E depois? Você não quer parar de aprender, crescer e se desenvolver, quer? Abraçar a imperfeição significa que sempre há uma oportunidade de aprender e crescer. Assim você se torna uma pessoa melhor. Comece hoje mesmo a aceitar as imperfeições e verá os resultados imediatos desta nova postura.

Este e outros temas de Liderança e Inteligência Emocional eu abordo no meu livro “LIDERANÇA E INTELIGENCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO”.

Quer saber mais click no link abaixo:

https://linktr.ee/vchanq

E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *