SERÁ QUE É HORA DE MUDANÇA?
Um dos pontos fundamentais de um bom gerente de projeto, um líder extraordinário, um profissional que quer crescer em sua profissão e na vida; é estar atento e aberto a mudanças. É ter flexibilidade e adaptabilidade. Mudar é sinônimo de viver. Pode surgir do nada e te pegar de surpresa. Na maioria das vezes acontece desta forma e não estamos preparados para aceitá-la ou mesmo encará-la de uma forma positiva. Ou mesmo como um impulso para buscar aquilo que nos faz mais feliz. Outras vezes, você sabe que está chegando e tem tempo para se preparar. Não esqueça que sempre haverá pessoas com mais conhecimento que nós, já passaram por este caminho e não é nenhum demérito buscar ajuda, para que nosso caminho possa ser menos traumático.
No entanto, mesmo que a mudança possa ser sua escolha, ainda pode parecer assustadora e opressora. Você pode se perguntar: devo fazer a alteração ou não? Como estas mudanças me afetarão? Que benefícios podem trazer para mim e/ou aos demais? Como pode afetar minha carreira?
Para ajudá-lo, principalmente quando está sob a sua responsabilidade ou mesmo sob a sua escolha, procurei fazer uma reflexão sobre este assunto, pois nunca estivemos tão sujeitos a mudanças como agora. Para isto reuni uma lista de cinco perguntas para determinar se uma situação é algo que você pode mudar. Essas perguntas foram elaboradas para fazer você se sentir mais no controle de sua vida. Elas podem ajudá-lo a decidir quais situações você deve mudar e quais não valem seu tempo ou esforço.
Vejamos a seguir quais são estas 5 perguntas:
- Isso vai me fazer feliz?
A primeira pergunta que você deve se fazer antes de se comprometer com qualquer tipo de mudança é: essa mudança dará sentido à minha vida? Isso vai me fazer sentir feliz?
Para responder a essa pergunta, você precisa saber o que quer da vida. Uma maneira de fazer isso é criar um quadro de visão para sua vida.
Você pode incluir suas crenças e seus valores essenciais. Não se esqueça de adicionar aqueles sonhos que você teve quando era mais jovem, mas esqueceu quando ficou mais velho.
Mesmo que alguns pareçam muito estranhos, pelo menos você tem um lembrete de todas as coisas que trazem alegria para sua vida. Além disso, ver seus sonhos em cores vivas o ajudará a concentrar sua energia no que é importante.
- Ele pode me ajudar a alcançar meus objetivos?
Agora que você sabe o que o faz feliz, é hora de dar uma olhada em seus objetivos de vida. Comece fazendo uma lista de todas as metas realistas que você deseja alcançar na vida. Em seguida, divida-os em três categorias: objetivos de curto, médio e longo prazo.
A etapa final é agir. Isso pode forçá-lo a sair da sua zona de conforto, mas se isso é o que é necessário para fazer uma mudança para melhor, por que não? Basta uma atitude positiva, um pouco de paciência e muito amor próprio.
Além disso, lembre-se de que seus próprios objetivos podem mudar. Portanto, é importante permanecer flexível, especialmente ao definir novas metas.
- Isso é algo que eu quero?
Estamos programados para tentar sempre agradar o máximo de pessoas que pudermos. Pode ser exaustivo. Além disso, leva uma grande parte do seu dia se perguntando se essa pessoa gosta do que você está fazendo ou se está satisfeita com seu trabalho.
Se você vai mudar qualquer aspecto de sua vida, certifique-se de que seja para você e não para agradar outras pessoas. Afinal, é a sua vida. Ninguém vai viver isso por você.
Outra coisa que você deve lembrar é que a única pessoa com quem você deve se comparar é você. Sempre haverá alguém melhor do que você ou mais bem-sucedido do que você.
A melhor coisa a fazer é se concentrar no seu progresso. Tenha orgulho de quanto você conquistou e concentre sua energia no próximo passo para chegar ao seu destino.
- Isso vai melhorar minha vida?
Talvez você esteja pensando em se mudar para uma casa menor ou mudar de emprego. A mudança também pode ocorrer em menor escala. Você pode estar pensando em atualizar seu sistema de segurança, plantar um jardim ou comprar roupa de cama nova.
Seja o que for, pense em todas as maneiras como isso pode melhorar a qualidade de sua vida. Qualquer tipo de mudança que você buscar deve tornar sua vida mais fácil, menos estressante e muito mais divertida.
- Estou deixando o medo me atrapalhar?
Ter medo é natural, mas deixar o medo controlar você não é. Todos nós temos medo de falhar, da incerteza e um monte de outras coisas.
No entanto, há uma coisa que as pessoas de sucesso; eles não permitem que seus medos controlem suas vidas. Eles aprendem a enfrentar o que quer que esteja causando arrepios em seus estômagos. Em seguida, eles respiram fundo e entram em ação.
Quer seja o medo de falar em público ou medo de altura, você tem que reunir um pouco de coragem e ir em frente, não importa qual seja o resultado. Veja de uma forma positiva encarando como uma mensagem de que você precisa se estruturar para enfrentar aquele medo e busque as informações necessárias, talvez mais treinamentos, para que se sinta mais confiante para encarar seus medos. O que não pode é deixar que ele o paralise. Assim que terminar, você sairá do outro lado como um indivíduo mais forte e experiente.
- Alguém já passou por isso antes e pode me ajudar?
A ajuda de um mentor, principalmente nas horas difíceis que necessita tomar uma decisão, que pode mudar a sua vida, sempre foi muito salutar. Muitas vezes esta pessoa já passou por este caminho, por esta ponte móvel e sabe quais degraus você não deve pisar para chegar do outro lado. Não quer dizer que não consegue seguir em frente e chegar sozinho do outro lado da ponte, mas que certamente fará uma transição muito mais rápida e segura, não tenha dúvidas.
Conclusão
Todo mundo passa por uma ampla gama de mudanças em sua vida. Você pode participar e abraçar tudo de bom que a mudança tem a oferecer ou pode ficar para trás. Em toda minha vida, sempre me preocupei em buscar conhecimento que pudesse me manter e proporcionar minha liberdade de escolha. Certamente isso me ajuda até hoje em minhas decisões de mudança, sempre com o pé no chão, de forma responsável e calculada de quais impactos que estas mudanças poderiam me afetar ou afetar a minha família e pessoas mais próximas.
Se você escolher a última opção, você sempre estará à margem da vida, sempre descontente, nunca realizado.
“A mudança não assegura necessariamente progresso, mas o progresso implacavelmente requer mudanças.” Frase muito apropriada, de Henry Steele Commanger que foi um historiador americano que ajudou a definir o liberalismo moderno nos Estados Unidos. Não espere atingir resultados diferentes fazendo as mesmas coisas.
Portanto, não hesite mais, respire fundo e siga em frente naquilo que você confia, teu conhecimento. Sabendo também que não está sozinho e sempre haverá pessoas dispostas a te ajudar. Busque um MENTOR, aproveite suas experiências e modele aquilo que já deu certo. Com certeza vai atingir seus objetivos com mais velocidade e segurança.
Este e outros temas de Liderança e Inteligência Emocional eu abordo no meu livro “LIDERANÇA E INTELIGENCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO”.
Quer saber mais click no link abaixo:
E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!