QUATRO RITUAIS PARA SAÚDE MENTAL

QUATRO RITUAIS PARA SAÚDE MENTAL

Nós seres humanos somos muito emocionais. Estamos programados para expressar nossos sentimentos abertamente e sem reservas.

Mas desde pequeno fui ensinado pelos meus pais a ficar mais calado e quieto. A sociedade sempre nos ensinou que é assim que devemos ser educados, aceitos e amados.

A verdade é que todos nós lidamos com uma ampla gama de emoções, principalmente medo, raiva, vergonha e tristeza. Estamos sempre diante de certos eventos, que desencadeiam esses sentimentos. Então, por vários motivos, somos incapazes de processar nossas emoções e as gerenciamos normalmente de maneira errada.

Na maioria das vezes escondemos nossos sentimentos. É um mecanismo natural de defesa ou autopreservação. Apesar de fazer o possível para esconder esses sentimentos dos outros e de você mesmo, as emoções não resolvidas só pioram com o tempo.

Eles ficam alojados, armazenados e enraizados em nossos músculos e órgãos. E não muito tempo depois disso, eles nos levam a certas doenças, prejudicando muito nossa saúde mental e física. A verdade é que somos nós que estamos criando este ambiente tóxico. Seja no ambiente profissional, social ou até mesmo no familiar, estamos literalmente adoecendo de dentro para fora.

Atuando como gerente de projetos, quantas vezes me deparei com estas situações, seja comigo ou companheiros de trabalho e era visível o quanto nos faziam mal quando se tratava de relações de hierarquia, onde o subordinado não tinha muitas opções para se livrar delas. Se você está sofrendo de emoções reprimidas, existem algumas etapas que você pode seguir para deixá-las ir de uma vez por todas ou minimizar seus efeitos negativos no seu organismo. O primeiro passo é saber que você não está sozinho.

O segundo passo é ler este artigo até o fim, onde reuni pelo menos quatro rituais de liberação emocional para ajudá-lo a se livrar de qualquer coisa que o esteja prendendo. Você é digno de se colocar em primeiro lugar. Cuide de suas emoções porque é a única maneira de viver uma vida equilibrada e mais saudável.

  1. Reconheça suas emoções

Ter autoconsciência é um dos processos menos reconhecidos e praticado hoje em dia. Pode ser porque estamos muito ocupados em estar conectados com outras pessoas o tempo todo. Ter a Internet ao seu alcance torna mais fácil deixar de lado nossos próprios sentimentos.

No entanto, estar ciente de cada emoção e como ela afeta nosso estado mental é crucial. Perdi um ente querido, uma tristeza enorme me assolou nestes dias. OK. É normal passar por isso, esta pessoa vai fazer falta. Todos estamos sentindo. Mas também é preciso saber que passado este período normal de tristeza pela perda, a vida continua e temos que recobrar nossas atividades para seguir em frente. Precisamos passar por estes períodos para processar totalmente o que está acontecendo e ser capaz de curar. É aqui que entra a atenção plena.

A meditação consciente é quando você se senta em algum lugar tranquilo e se concentra na respiração. Aprenda a aceitar a emoção, enfrentá-la de frente com a compreensão de que ela também passará. Passar por esse processo íntimo ajuda você a ficar cara a cara com suas emoções e superar mais fácil, aquelas mais críticas, que lhe causam mal, quando perduram por mais tempo que o normal.

  1. Expresse suas emoções

Todos os tipos de emoções precisam ser expressos de uma forma ou de outra. É assim que nossos corpos liberam energia negativa. É também como nossa mente processa as emoções e nos permitem extravasar por completo. Tenha em mente que o verdadeiro estado de equilíbrio  acontece quando o corpo e a mente trabalham em sincronia.

Pergunte a si mesmo: o que você precisa para expressar todas as suas emoções com autenticidade? Algumas pessoas pensam em maneiras de expressar seus sentimentos, outras apenas fazem o que parece certo no momento. Depende do que você se sente mais confortável.

Aqui estão algumas ideias para você começar. Experimente cada um e veja qual funciona melhor para você. Lembre-se de se concentrar em sua emoção e visualizá-la flutuando para longe de seu corpo.

  • Ir caminhar, pedalar (Atualmente tenho adotado muito este último)
  • Adote um hobbie
  • Registre-as num diário
  • Acerte um saco de pancadas (Treino de boxe)
  • Dança
  • Grite em um travesseiro
  • Chore
  • Pintar
  • Respire fundo e constante
  1. Entregue-se a você mesmo

O autocuidado é outra coisa que tendemos a negligenciar e colocar em segundo plano muitas vezes. Estudos mostram que a maioria dos homens e eu sou a prova disso, somos campeões em negligenciar os cuidados a si próprio.

No entanto, todos nós precisamos aprender como se colocar em primeiro lugar e cuidar de suas mentes e corpos leva tempo.

Comece reservando 10 minutos por dia. Por exemplo, se você gosta de desenhar, use esse tempo para criar alguma arte. Não importa se você está rabiscando ou pintando uma tela inteira. Os benefícios para a saúde são os mesmos.

Depois de dominar esses 10 minutos, suba um nível. Por que não 30 minutos inteiros para relaxar enquanto caminha numa esteira ou uma hora pedalando no parque mais próximo de sua casa?

Para tornar o autocuidado uma prioridade, use esses prazeres simples como uma forma de nutrir sua alma. Em breve, você notará que os benefícios alcançaram sua mente e corpo, isto se torna um hábito e adquire uma vida mais saudável.

  1. Comemore mais

Quer seja a primeira vez que liberta suas emoções ou a centésima vez, é hora de comemorar! Tenha orgulho de todo o trabalho árduo que você fez para chegar onde você está.

Você se deu ao trabalho de processar suas emoções e liberar a negatividade reprimida. Essa é uma das melhores coisas que você pode fazer por si mesmo.

No meio desta semana minha esposa me chamou para sair e jantar. Num primeiro momento já estava pronto para criticá-la, considerando a situação atual, pandemia, economia, etc. Mas assim como ela teve aquela iniciativa pensei porque não comemorar algo. Pegue o melhor vinho que tínhamos e fomos. É como tomar um remédio poderoso para uma doença que está lhe fazendo mal e abre você para experiências ricas e gratificantes para uma vida saudável e produtiva.

Portanto, alegre-se, pule de alegria e aprecie tudo o que a vida tem a oferecer! E lembre-se, você vale muito mais do que pensa!

Conheça OS 5 MAIORES PROBLEMAS DO GERENTE DE PROJETO clicando neste LINK para receber gratuitamente meu e-book: https://bit.ly/383a4RU

Quer saber mais click no link abaixo:

https://linktr.ee/vchanq

E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!

#gestãodeprojetos #gerentedeprojeto #inteligenciaemocional #pmi #pmp #liderança #gestão #treinamento #leader #network #coachingonline #qualificaçãoprofissional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *