Cinco Dicas Para Dar O Melhor De Si No Trabalho
Cinco Dicas Para Dar O Melhor De Si No Trabalho
Como você pode dar o melhor de si no trabalho? Quero apresentar nesta reflexão, um pouco mais de como podemos melhorar nosso dia a dia, nosso relacionamento profissional, evitar certos conflitos, ou seja, dar o melhor de si no trabalho. Isto não significa apenas empenhar toda sua dedicação, dar o seu melhor, mas também trabalhar continuamente para melhorar a si mesmo.
Não estou falando em entregar o melhor projeto ou atender a todos os desenvolvimentos profissionais. A intenção aqui é fazer uma reflexão de como aprender maneiras básicas de mostrar o que tem de melhor no trabalho todos os dias e como melhorar cada vez mais.
Segue abaixo alguns destes pontos que gostaria de enumerar aqui e chamar a sua atenção:
- Conheça seus colegas
Aprender sobre seus colegas de trabalho traz muitos benefícios. Você não precisa estar lá para fazer amigos, mas aprender sobre os outros pode beneficiá-lo de muitas maneiras. Primeiro, mostra que você se importa com seus companheiros e as pessoas gostam quando somos atenciosos com elas. Em segundo lugar, elas o ajudarão a encontrar coisas em comum para as quais poderá recorrer quando o trabalho ficar difícil. Por fim, conhecer as pessoas o ajudará a aprender como trabalhar melhor em equipe e valorizar mais o coletivo. Alguns preferem instruções exatas e fazem muitas perguntas, enquanto outros são do tipo de pessoa de visão geral que tendem a pular pequenos detalhes. Conhecer é aprender a trabalhar melhor e é fundamental para formar equipes competentes e reforçar nossos relacionamentos no ambiente de trabalho.
- Evite as famosas “fofocas”
Ninguém gosta de se ver em uma fofoca de escritório e procura não se envolver neste tipo de situação, exceto talvez a outra parte que a cria. Isto só ajuda a criar um ambiente perverso e detona o clima organizacional no ambiente de trabalho. Envolver-se no drama pode ser uma distração e fazer com que você ganhe uma má reputação com seus colegas de trabalho e supervisores. Você quer ser alguém em quem possam confiar informações? Então, lembre-se que a fofoca morre quando chega aos ouvidos dos inteligentes. Não participe. Não contribua. Não propague.
- Amplie seu conjunto de habilidades
Expandir suas habilidades, bem como aprender novas, permite que você continue a aumentar seu conjunto de ferramentas. Isso o tornará um membro mais valioso da equipe e o ajudará se você decidir procurar um novo cargo em outro lugar. Se ainda não leu, tenho um artigo muito interessante no Blog do nosso site, sobre ter um Mindset de Crescimento: “Importância da Sua Mentalidade Em Tudo Que Faz na Vida”. Vale a pena ler ou reler.
- Torne-se um Mentor
O mentoring pode ser feito dentro e fora do escritório. Há um novo estagiário que está perdido? Leve essa pessoa sob sua proteção e ajude-a a encontrar o caminho. Seja na sua equipe ou de algum de seus pares na sua organização, nunca se exima de ajudar aqueles que ainda tem um grau de conhecimento e maturidade baixa. Você será um amigo valioso e mostrará que está disposto a ajudar os outros. Você também pode fazer divulgação da sua profissão em escolas e outros programas comunitários. Não perca a chance de se tornar um mentor de alguém e, quando esta oportunidade vier, valorize muito o trabalho com o seu mentorado.
- Seja um amigo
Você não precisa ser melhor amigo de todas as pessoas do escritório, mas seja amigável. Pergunte como os outros estão indo, incentive, comece uma vaquinha de ajuda se alguém estiver doente ou necessitar de uma ajuda especial.
Os outros não apenas apreciarão e se lembrarão de sua bondade, mas também estarão dispostos a retribuir o favor se houver necessidade. Faça isso de forma despretensiosa, aumente as relações de amizade que o universo retribuirá das mais variadas formas possíveis e certamente lhe proporcionará um ambiente muito mais agradável e saudável de se trabalhar.
Dar o melhor de si no trabalho não é algo que você consiga em um dia. É um fluxo constante de pequenas e conscientes decisões que você fará diariamente, exige dedicação e empenho de sua parte. Essas decisões serão baseadas umas nas outras e permitirão que você crie uma cultura de trabalho, baseada em bons relacionamentos tendo como retribuição uma vida muito mais gratificante e benéfica.
Gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e deixe seus comentários abaixo.
Tem alguma dúvida ou algum assunto sobre liderança e inteligência emocional que gostaria ver aqui? Deixe nos comentários logo abaixo.