A IMPORTÂNCIA DA SUA MENTALIDADE EM TUDO QUE VOCÊ FAZ NA VIDA
A IMPORTÂNCIA DA SUA MENTALIDADE EM TUDO QUE VOCÊ FAZ NA VIDA
Olá aqui é o CHANQUINI e antes de entrar nesta reflexão sobre este tema muito interessante em nossa vida e muito recorrente em gerenciamento de projetos, sempre tive a preocupação com o desenvolvimento e crescimento da minha equipe e pessoal. Informo que estou disponibilizando muito mais dicas e conhecimentos para melhorar sua vida pessoal e profissional no meu LIVRO DIGITAL:
LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO
Click no LINK para adquirir: https://sun.eduzz.com/600709
Caso você queira conhecer OS 5 MAIORES PROBLEMAS DO GERENTE DE PROJETO click neste LINK para receber gratuitamente meu e-book: https://bit.ly/383a4RU
Voltando a nossa reflexão sobre o tema, de um modo geral, existem duas abordagens muito diferentes para a mentalidade (No inglês: Mindset) de uma pessoa e os resultados obtidos de qualquer uma delas, geralmente estarão em extremos opostos do espectro.
Uma maneira de abordar as coisas é conhecida como “Mindset Fixo” e a outra é conhecida como “Mindset de Desenvolvimento”. Em sua esmagadora maioria, aqueles com mindset de desenvolvimento costumam ter mais sucesso em qualquer empreendimento em que escolham participar ou mesmo em sua vida pessoal e social também.
Ao entender o conceito de Mindset, você vai conseguir configurar seu cérebro para melhorar sua liderança, aprender mais rápido, assumir riscos, crescer com seus erros e aprimorar sua inteligência emocional.
Carol Dweck, psicóloga americana e professora na Universidade de Stanford, em seu livro “Mindset, A Nova Psicologia do Sucesso”, baseado em suas pesquisas, concluiu que há dois grandes conjuntos de crenças em relação à inteligência e às habilidades. Cada uma forma um mindset, termo que define nossa programação mental e que pode ser dividido em dois tipos:
1-Mindset Fixo
-Que acredita que as aptidões e inteligência são pouco flexíveis e predefinidas quando nascemos e não podem ser melhorados.
2- Mindset de Crescimento
-Que encara que podemos melhorar nossas habilidades ao longo da vida, só depende de tempo e esforço. Sempre há espaço para melhoria se estiverem dispostos a trabalhar o suficiente para isso.
Aqueles na categoria “fixa” tendem a se sentir impotentes sobre qualquer competência de manipular suas habilidades e talentos pré-ordenados, possivelmente genéticos, enquanto aqueles na categoria de crescimento são muito mais otimistas sobre quem está mandando em sua própria aptidão e competência.
Existem algumas outras diferenças significativas em relação a essas duas atitudes em relação ao conceito de mentalidade e quanto controle qualquer pessoa tem sobre suas próprias vidas.
O principal é como uma pessoa vê os erros ou obstáculos e a atitude que eles adotam quando surgem os obstáculos inevitáveis.
Por exemplo, aqueles com mindset fixo tendem a se tornar facilmente desencorajados por impedimentos e são muito mais propensos a “jogar a toalha”, por assim dizer, no primeiro contratempo, enquanto aqueles com mindset de desenvolvimento são muito mais otimistas em suas perspectivas e adotam uma abordagem mais oportunista dos problemas, o que significa que eles “aproveitam ao máximo” e tentam transformar a negatividade em uma chance de aprender e, com sorte, crescer a partir de qualquer obstáculo que possam encontrar.
Dado o que já é entendido sobre as duas abordagens opostas da mentalidade, claramente o mindset fixo não deixa muito espaço para crescimento, aprendizado ou prosperidade pessoal, enquanto o mindset de desenvolvimento é a opção mais saudável e positiva que tem maior probabilidade de maximizar o sucesso de um indivíduo e subsequente felicidade geral na vida.
Também é importante, ao discutir esse tópico específico, considerar as maneiras pelas quais nossa mentalidade pode nos afetar, além de nossa capacidade de crescer, prosperar e ter sucesso.
Por um lado, há o conhecimento de que nossa mentalidade pode ter um grande impacto em nossa saúde e bem-estar físico, em que uma pessoa que tende a ser consistentemente desanimada ou deprimida tem muito mais probabilidade de ter aquela mentalidade sombria suprimindo seu sistema imunológico, o que, por sua vez, significa que aqueles, com um mindset fixo, são mais propensos a doenças e tendem a demorar mais para se recuperar de qualquer doença a que sua atitude de derrota os tenha submetido.
Pessoas com mindset de desenvolvimento tendem a adoecer com menos frequência e, com certeza, tendem a ser mais felizes e saudáveis.
É geralmente aceito entre a psicologia e outros especialistas profissionais no assunto que qualquer pessoa, em última análise, tem controle sobre a mentalidade que escolhe promover, o que significa que, simplesmente porque alguém tem se mantido com um mindset fixo, durante qualquer parte ou toda a sua vida, de forma alguma significa que ele não pode escolher fazer a transição para um mindset de desenvolvimento, não importa em que fase de sua vida esteja.
Isso significa que há notícias de esperança para aqueles que se encontram presos a um mindset fixo, pessimista, de que sua atitude fatalista em relação às realizações e ao sucesso, não precisa ser permanente e sempre pode ser melhorada.
Como fazer para se tornar uma pessoa de Mindset de Crescimento?
O mais importante em diagnosticar que tipo de mindset você tem e saber que é possível mudar.
O processo de transformação de mindset não é veloz. Segundo Carol Dweck, as antigas crenças não são extirpadas e substituídas por outras melhores. Em vez disso, as novas crenças tomam seu lugar ao lado das antigas e, na medida em que se tornam mais fortes, nos trazem uma forma diferente de pensar, sentir e agir. A melhor forma é mapear seus gatilhos é prestar atenção em qual é a sua reação diante de uma experiência desconhecida. Se a sensação é a de ameaça ou de preocupação só em acertar, o risco de cair no mindset fixo aumenta. Porém se ao deparar com a dificuldade você consegue transformá-la em algo positivo, como a possibilidade de aprender, seu mindset é de crescimento. Toda situação nova traz desconforto.
Na sequência segue um resumo das cinco principais atitudes que podemos tomar neste sentido:
1-Buscar conhecimento em inteligência emocional para melhorar suas habilidades e competências.
2-Encarar os desafios e persistir para vencê-los transformando as dificuldades em aprendizados
3-Não medir esforços em buscar novos conhecimentos para aprender e crescer
4-Agradecer e refletir em cada feedback que receber. É uma chance para melhorar.
5-Aproveitar as falhas e os erros como oportunidades para crescer.
Ter um Mindset de Crescimento é uma das principais COMPETÊNCIAS requeridas no mercado de trabalho hoje, ou seja é a capacidade de adquirir novas competências.
Isso e muito mais dicas e conhecimentos para melhorar sua vida pessoal e profissional você vai encontrar no meu LIVRO DIGITAL:
LIDERANÇA E INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DO GERENTE DE PROJETO
Click no LINK para adquirir: https://sun.eduzz.com/600709
Se você quer conhecer OS 5 MAIORES PROBLEMAS DO GERENTE DE PROJETO click neste LINK para receber gratuitamente meu e-book: https://bit.ly/383a4RU
Faça parte do meu grupo no TELEGRAM e será avisado sempre que tiver novas informações ou artigos novos neste site. Click no link a seguir: https://t.me/joinchat/Sp39eZ9rFSVlZjgx
E se faz sentido para você e gostaria levar a outras pessoas que goste e queira fazer a diferença em suas vidas, compartilhe esta reflexão. Muito obrigado!!!
1 Comentário
Adorei o conteúdo! Muito bem estruturado, rico em
detalhes e extremamente envolvente. Parabéns pelo
material de alta qualidade, é inspirador e informativo.